quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Jesus: O Médico



Mensagem lida na formatura do Curso de Medicina da PUC-PR /2010.



Boa noite a todos!

Hoje estou aqui para prestar uma homenagem ao primeiro, maior e melhor médico da história da humanidade!

Deus é esse médico, o médico dos médicos, e o mais excelente conhecedor do corpo humano. Todas as células e tecidos, órgãos e sistemas, foram arquitetados por Ele, e Ele entende e conhece a sua criação melhor do que todos.

Que médico mais excelente poderia existir?

Deus é o primeiro cirurgião da história. A primeira operação? Uma toracoplastia, quando Deus retirou uma das costelas de Adão e dela formou a mulher.

Ele também é o primeiro Anestesista, porque antes de retirar aquela costela fez um profundo sono cair sobre o homem.

Deus é o melhor Obstetra especialista em fertilização que já existiu! Pois concedeu filhos a Sara, uma mulher que além de estéril, já estava na menopausa havia muito tempo!

       Jesus, o filho de Deus, que com Ele é um só, é o primeiro pediatra da história, pois disse: “Deixem vir a mim as crianças, porque delas é o reino de Deus!”

Ele também é o maior reumatologista, pois curou um homem que tinha uma mão ressequida, ou, tecnicamente uma osteoartrite das articulações interfalangeanas.

Jesus é o primeiro oftalmologista, relatou em Jerusalém, o primeiro caso de cura em dois cegos de nascença.

Ele também é o primeiro emergencista a realizar, literalmente, uma ressuscitação cardio-pulmonar bem sucedida, quando usou como desfibrilador as suas palavras ao dizer: “Lázaro, vem para fora!”, e pelo poder delas, ressuscitou seu amigo que já havia falecido havia 4 dias.

Ele é o melhor otorrinolaringologista, pois devolveu a audição a um surdo. Seu tratamento?  O poder de seu amor.

Jesus também é o maior psiquiatra da história, há mais de 2 mil anos curou um jovem com graves distúrbios do pensamento e do comportamento!

Deus também  é o melhor ortopedista que já existiu, pois juntou um monte de ossos secos em novas articulações e deles fez um grande exército de homens. Sem contar quando ele disse a um homem coxo: “Levanta, toma a tua maca e anda!”, e o homem andou! O tratamento ortopédico de quadril mais efetivo já relatado na história!

A primeira evidência científica sobre a hanseníase está na Bíblia! E Jesus é o dermatologista mais sábio da história, pois curou instantaneamente 10 homens que sofriam desta doença.

Ele também é o primeiro hematologista, pois com apenas um toque curou a coagulopatia de uma mulher que sofria de hemorragia havia mais de 12 anos e que tinha gastado todo o seu dinheiro com outros médicos em tratamentos sem sucesso.

Jesus é ainda, o maior doador de sangue do mundo. Seu tipo sanguíneo? O negativo, ou, doador universal, pois nesta transfusão, Ele, ofereceu o seu próprio sangue, o sangue de um homem sem pecado algum, por todas as pessoas que tinham sobre si a condenação de seus erros, e assim, através da sua morte na cruz e de sua ressurreição, deu a todos os que o recebem, o poder de se tornarem filhos de Deus! E para ter este grande presente, que é a salvação, não é necessário FAZER nada, apenas crer e receber!

O bom médico é aquele que dá a sua vida pelos seus pacientes!  Ele fez isso por nós!

Ele é um médico que não cobra pelos seus serviços, porque o presente GRATUITO de Deus é a vida eterna!

No seu consultório não há filas, não é necessário marcar consulta e nem esperar para ser atendido, pelo contrário, Ele já está à porta e bate, e aquele que abrir a seu coração para Ele, Ele entrará e fará uma grande festa! Não é necessário ter plano de saúde ou convênio, basta você querer e pedir! O tratamento que ele oferece é mais do que a cura de uma doença física, é uma vida de paz e alegria aqui na terra e mais uma eternidade inteira ao seu lado no céu!

O médico dos médicos está convidando você hoje para se tornar um paciente dele, e receber esta salvação e constatar que o tratamento que Ele oferece é exatamente o que você precisa para viver!

Ele é o único caminho, a verdade e a vida. Ninguém pode ir até Deus a não ser por Ele.

Seu nome é Jesus.

A este médico seja hoje o nosso aplauso e a nossa sincera gratidão!

domingo, 14 de novembro de 2010

Adoradores de templos




Atos Capítulo 6 Versículo 13 e 14 encontramos o seguinte texto:


“E apresentaram falsas testemunhas, que diziam: Este homem não cessa de proferir palavras blasfemas contra este santo lugar e a lei; Porque nós lhe ouvimos dizer que esse Jesus Nazareno há de destruir este lugar e mudar os costumes que Moisés nos deu”.

Nas acusações contra Estevão a afirmação de que ele blasfemava contra um santo lugar chama muito a atenção.

Os judeus consideravam o templo como um lugar sagrado. À primeira vista este pode ser considerado um pensamento correto, entretanto uma análise mais cautelosa das escrituras nos mostra que não.

Na sua defesa Estevão mostra que a presença de Deus está com seus escolhidos independetemente do lugar onde eles estejam, e conclui dizendo que Deus não habita entre paredes:  versiculos 48 e 49 do mesmo capítulo:

“Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta:O céu é o meu trono, E a terra o estrado dos meus pés. Que casa me edificareis? diz o Senhor, Ou qual é o lugar do meu repouso?”

Muitos, ainda hoje,  idolatram templos, como faziam os que condenaram e mataram Estevão. Tais pessoas acham que existem paredes sagradas, instrumentos sagrados, bancos sagrados, utensílios sagrados, etc.

Transformam coisas e locais em “bezerros de ouro”, e passam a cultua-los muito mais que ao próprio Deus. 

Tais pessoas crêem que Deus ainda habita em tabernálucos, não mais feitos de lona, mas sim de tijolos e concreto e se esquecem que as pessoas são templo do Espirito Santo:

“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?”  (I Co 6.19).

 
Todo esse engano sobre “locais sagrados” decorre da necessidade visual do ser humano, que dificilmente crê naquilo que não vê. Por isso desde a antiguidade criam para si estátuas, amuletos, talismãs, e até mesmo “locais sagrados” na tentativa de “prenderem” a presença de Deus, de forma a poderem “toca-la” quando assim o desejarem.

Deus não está preso à paredes, ainda que indubitavelmente esteja presente às reuniões de seu povo nos locais de culto edificados com tal finalidade. Isso não ocorre por causa do local, mas sim por causa das pessoas que encontram-se nestes locais cultuando a Deus. Portanto, não existe local santo, mas sim culto santo.

Então alguns poderiam dizer-me que meu raciocinio está errado e usariam textos como o de Exodo 3 versículo 5:
 
“E disse: Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa.”

Ou ainda textos a respeito do Santissimo Lugar no tabernáculo, no templo, etc.

Todos esses lugares somente tornaram-se santos quando e enquanto Deus se manifestava nesses lugares. Pense comigo: em um determinado ponto do deserto Deus se manifesta na tenda da congregação. Enquanto Deus está naquele lugar ele torna-se realmente santo, não por ser um local especial, mas pela presença de Deus. Quando a presença de Deus se retirava, e o povo caminhava, aquele local retornava a ser apenas um pedaço comum de deserto.

Portanto, o que é sagrado não é o local, mas sim o culto a Deus.

Os locais de culto devem ser cuidados com esmero, com diligencia, pois são locais onde a igreja reunida atrai a presença do Senhor.  A presença do Senhor durante o culto santifica o local, porém ao término do culto volta a ser apenas um local comum.

Da proxima vez que estivermos em um local de culto, curve-mo-nos reconhecendo a grandeza e majestade de Deus, e não a beleza arquitetônica, ou a "santidade" do local.

Adoremos ao Senhor Jesus ... e não paredes e tijolos. 



Rev. Geversom Sousa