quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Desenvolvendo Auto- Controle

Desenvolvendo Auto- Controle
by Rick Warren



"Como a cidade derribada, assim é o homem que não tem domínio próprio." (Provérbios 25:28).


Auto-controle é como um carro bem calibrado, sua vida fica na rota sem ter que virar muito o volante. O resultado de auto-controle é confiança e uma sensação interior de segurança.





Auto-controle e auto-disciplina são fatores chaves para você ter sucesso em vencer suas mágoas, mau hábitos e complexos. Sem auto-disciplina, você vai ter mais dificuldades em fazer escolhas que ajudarão a sua cura.


O apóstolo Paulo sabia disso quando escreveu, "Todo atleta em tudo se domina; aqueles para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível" (1 Cor. 9:25).


Atletas olímpicos treinam por anos para ter uma chance de vencer por um breve momento de glória. Mas a corrida que estamos correndo é muito mais importante do que qualquer evento atlético na terra. Então auto-controle não é opcional para os crentes.


Como ganhamos verdadeiro auto-controle?


Admita seu problema  O começo para desenvolver auto-controle é admitir esta verdade: Eu sou responsável pelo meu comportamento.


A Biblia ensina , "Ninguém ao ser tentado diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e Ele mesmo a ninguém tenta. Ao contrário, cada um é tentado pela própria cobiça, quando esta o atrai e seduz" (James 1:13-14 NIV).


Isso significa que você faz coisas porque você gosta de fazê-las! Quando faço uma coisa que sei que é ruim para mim, eu as vezes até continuo fazendo porque gosto de fazer.


Você quer mais auto-controle? Admita que você tem um problema e seja específico a respeito do problema. Comece a orar especificamente sobre suas areas problemáticas.


Deixe seu passado para trás. Em Filipenses somos ensinados para esquecermos as coisas que para trás ficam e avançarmos para as que estão diante de nós... para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus (Fil 3:13-14).


Muitos de nós pensamos "Uma vez derrotado, sempre derrotado" Mas isso não é verdade. As misericórdias de Deus - e a nossa segunda chance - são renovadas a cada manhã.


Derrota no passado não significa que nunca vamos poder mudar e ser capazes de seguir para frente. No entando, focar nas falhas do passado só garante a sua repetição. É como dirigir um carro sempre olhando no retrovisor. Você vai acabar batendo no que está na sua frente.


Peça a Deus para ajudá-lo a colocar o seu passado para trás. 

Nenhum comentário: