sexta-feira, 6 de março de 2020

Resgatado da lama




Depositei toda a minha esperança no Senhor; ele se inclinou para mim e ouviu o meu grito de socorro.  Ele me tirou de um poço de destruição, de um atoleiro de lama; pôs os meus pés sobre uma rocha e firmou-me num local seguro. (Salmos 40:1-2 NVI)

O salmista Davi usa quatro ilustrações para demonstrar a grandeza da bondade e misericórdia divinas e a maravilhosa salvação e livramento operados em suas vida.

Seguindo o jeito de escrever da poesia hebraica Davi se serve um recurso de linguagem chamado de paralelismo antitético (quando situações opostas são colocadas lado a lado para expressar a mensagem do escritor). 

Desse modo seguem-se dois pares de ilustrações que retratam a condição do salmista em contraste com o poder de Deus: o primeiro par de ilustrações se dá nas figuras de um poço de destruição em contraste com a firmeza encontrada em um local seguro. O segundo par está nas figuras de um atoleiro de lama em contraste com pés sobre a rocha.

As duas ilustrações nos mostram que não importa onde estejamos, quer seja no fundo do poço da destruição dos vícios, das más companhias, de uma vida dissoluta ou quer seja atolados até o pescoço na lama do pecado e da morte, Deus ouve nosso grito de socorro e nos coloca com pés firmados na rocha que é Jesus Cristo e firmes em sua presença que é local seguro para nossas alma.

Que na horas difíceis da vida possamos sempre nos recordar destes versículos e gritar pelo socorro de Deus, sempre depositando Nele toda a nossa esperança. Com toda certeza haveremos de ter o mesmo sentimento relatado no versículo três do salmo:

Pôs um novo cântico na minha boca, um hino de louvor ao nosso Deus. Muitos verão isso e temerão, e confiarão no Senhor. (Salmos 40:3 - NVI)

Que esta palavra abençoe sua vida em nome de Jesus Cristo. Amém!

Rev. Geversom Sousa


Nenhum comentário: