domingo, 19 de junho de 2011

O piloto de avião e o cristão ...






Conheço algumas pessoas ligadas à aviação e no meu dia a dia, é bastante comum surgirem assuntos relacionados a esta área.

Um dia desses, ouvindo relatos sobre o voo, estive pensando sobre quais os fundamentos em que se baseiam os pilotos para estarem no ar. E conclui que tanto o piloto como o cristão possuem algo em comum ..... a Fé. 


Vejamos:


A definição bíblica de fé é a seguinte:

"A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem" (Hebreus capítulo 11 verso 1).


Quando um piloto decola é um ato de fé...


Ali suspenso no ar, ele espera firmemente fundamentado nos seus conhecimentos de aviação chegar ao seu destino e pousar com segurança.


Não se consegue ver nenhuma das leis aerodinâmicas que mantêm um avião suspenso no ar a grandes alturas. Essas leis podem ser experimentadas, provadas, explicadas à luz da física.


De igual maneira, as leis que regem a vida cristã não podem ser vistas, mas também podem ser experimentadas, provadas e explicadas à luz da Teologia.


O mais interessante de tudo é que essas leis invisíveis, sejam elas espirituais ou físicas, existem, funcionam e regulam nossas vidas, independente de acreditarmos ou não nelas.


A lei da gravidade, por exemplo, existe e atrai todas as coisas para o solo, quer acreditemos ou não nela. Se eu disser não acredito na lei da gravidade isso não muda nada, pois ela continuará atuando em minha vida.


Com as leis espirituais acontece a mesma coisa, podemos até não acreditar no que diz a palavra de Deus revelada – a Bíblia, mas todas as leis que lá encontram-se regem as nossas vidas.


Por falar em Bíblia, numa dessas nossas conversas sobre aviação acabei descobrindo que nos aviões existe um livro o QRH: Quick Reference Handbook. É o manual rápido de referência do avião, usado pelos pilotos. Nesse livro encontram-se descritos todos os procedimentos que o piloto deve adotar em cada situação de voo.


Nós cristãos também temos nosso QRH – A Bíblia, onde encontraremos as respostas de como agir em todos os momentos de nossa existência.


Outro ponto comum é a necessidade de aprender a ter fé, seja pra pilotar ou viver como cristão, não se adquire a capacidade necessária do noite para o dia, é preciso estudar e entender todos os invisíveis mecanismos que mantêm o avião no ar que farão o piloto CRER que irá voar,  do mesmo modo que a fé precisa ser gerada no nosso dia a dia, pelo constante ouvir da palavra de Deus, para crermos que Deus fará a sua parte, tal como as leis da física.


Desejo que nós, inspirados por esses profissionais que cortam os céus sustentados pela fé nas leis da física, possamos buscar aprender e compreender as leis que regem o mundo espiritual e nos preparar para o dia em que voaremos para nos encontrar com Jesus nos ares no momento glorioso de sua volta.

Nenhum comentário: