segunda-feira, 11 de julho de 2011

Aprendendo a criar com Deus




Olhando para Genesis Capítulo 1 encontramos o Criador colocando em prática um plano cuidadosamente elaborado.

Nos seis dias em que transcorre a obra da criação da terra, dos animais e do homem podemos perceber que Deus trabalha de forma ordenada, para que ao final surja o resultado desejado, e depois ao final dos dias Ele "checa" os resultados obtidos e chega à conclusão de que tudo foi bom.

Também podemos observar trabalhos paralelos sendo executados, o que sugere uma interligação entre as diversas etapas da execução do planejamento.

Senão vejamos:  No primeiro dia Deus cria Luz e faz separação entre Luz e  Trevas, mas somente no quarto dia ele cria os luminares (sol, lua e estrelas).  No segundo dia Deus faz a separação do firmamento (céus) e das águas e ao quarto dia foram criados os animais aquáticos e as aves. No terceiro dia Deus separa a porção seca (terra) e no sexto dia são criados os animais terrestres e o homem...

Examinando as escrituras no livro do profeta Isaias encontramos um versículo que traduz bem a maneira como a terra foi criada e revela a soberania criadora de Deus:

Versão Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH)
Isaías 45:18 O SENHOR, que criou os céus, é o único Deus. Ele fez a terra, e lhe deu forma, e a colocou no seu lugar. Ele não a criou para que ficasse vazia, mas para que houvesse moradores nela. O SENHOR Deus diz: "Eu sou o SENHOR, e não há outro deus.

Aplicando a palavra de maneira prática aos nossos dias e para nossas vidas podemos ver a necessidade de planejamento cuidadoso, execução dos passos planejados e uma checagem final para conferir os resultados.

Muitos cristãos acreditam que nossas vidas são mudadas por Deus em um passe de mágica, baseando-se até mesmo nas palavras da criação, pois Deus disse que Haja Luz e houve luz,  entretanto,  um exame mais criterioso, nos revela que até o surgimento dos luminares, ainda passaram-se dois dias. Houve trabalho durante estes dois dias, até o surgimento do sol, da lua e das estrelas.

Apesar de Deus poder miraculosamente mudar nossas vidas de maneira instantânea, normalmente esse não e modo como ele opera ...

O exemplo da criação nos mostra claramente que na grande maioria das vezes as obras da criação divina demandam tempo, não porque Deus não seja poderoso o suficiente para fazer dessa maneira, mas para que seguindo o exemplo divino possamos percorrer as diversas etapas que nos permitirão chegar aos resultados que desejamos.

Alguns desejam carro, casa própria, bens materiais, relacionamentos perfeitos, filhos maravilhosos e esperam que tudo isso seja resultado do "abracadabra celeste", não vislumbram que a maneira criativa de Deus nos sugere que todas essas coisas sejam obtidas através de planejamento e execução.

Para compra a casa, escolher o tipo, valor, bairro, etc. ... E depois começar a poupar, obter rendimentos extras, e por fim comprar o tão sonhado bem.

Para obter um grande relacionamento aprender a ser uma pessoa mais amorosa, desenvolver hábitos de sinceridade, respeito e ternura para com as pessoas, para assim atrair para si a pessoa tão sonhada.

Portanto devemos criar nossos milagres agindo exatamente como o Senhor: Planejando, executando ... E chegando finalmente aos resultados dizer:  “Tudo é muito bom “.



Por Geversom Sousa 

Nenhum comentário: