terça-feira, 13 de agosto de 2019

A nossa relação com Deus - Um chamado a intimidade




Texto Bíblico: Ezequiel 47:1-12

A NOSSA RELAÇÃO COM DEUS - UM CHAMADO A INTIMIDADE

1) Deve ser dinâmica – águas em movimento (v.1-2)
A palavra de Deus no Antigo Testamento mostra em diversos textos a figura da presença de Deus em meio ao seu povo como sendo uma fonte de águas (Joel 3:18 ; Zacarias 13:1 ; 14:8 , entre outras). Assim como as águas de um rio se renovam permanentemente nossa relação com Deus precisar desse renovo a cada novo dia.

2) Dever ser intensa – águas profundas (v.3-5)
Assim como o Rio do texto vai aumentando em profundidade e quantidade de águas, nossa relação com Deus também deve aumentar de intensidade, profundidade, intimidade.
O texto descreve quatro níveis diferentes de águas, estas figuras representam quatro níveis de intimidade com Deus: (1) águas nos tornozelos - o início da caminhada cristã; (2) águas nos joelhos - o nível da adoração; (3) águas na cintura - o nível de comunhão; (4) águas profundas - imersão total em Deus;

3) Deve ser frutífera – águas vivificadoras (v.6-12)
A expressão o que vês filho do homem chama a atenção para os efeitos das águas vivificadoras que nascem do templo ou seja da presença Deus e que a modificam o ambiente por onde elas passam. (v.7 – muitas árvores em cada lado do Rio). A presença de Deus em nossas vidas traz de forma inevitável bençãos e frutos.  (1) Frutos de conversão (v.8) – A figura do mar morto lembra nossa vida sem Deus, estávamos mortos em nossos pecados e delitos, porém, o poder de Deus pode nos transformar, não importa quão corruptos e caídos vida nos encontremos.  (Efésios 2:5 ), (2)Frutos de transformação (v.9) – a água salgada é transformada em água doce. cura física, emocional e espiritual; (3) Frutos de provisão – (v.10) a abundância de frutos e grandes peixes. (4) Frutos de juízo e de vida Eterna – (v.11 – 12).  O charcos deixados para o juízo e a presença dos frutos da árvora da vida como remédio para as nações (Apocalipse 22:2)

Conclusão: Deus nos chama para uma vida dinâmica de intimidade crescente para com ELE. Ao atendermos esse chamado o fluir do Rio do Espírito em nossas vidas nos vivificará, e nos trará futos e bençãos divinas. Aceite já o convite de Deus!

Deus abençoe sua vida cada dia mais e mais em nome de Jesus Cristo.

Rev. Geversom Sousa

Nenhum comentário: